Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 14 de dezembro de 2023.
Quinteto da seleção argentina exibindo de forma orgulhosa, as medalhas conquistadas no torneio (Foto: Divulgação)
Como forma de despertar o civismo e, ao mesmo tempo, incentivar a prática do esporte, para ter melhor qualidade de vida, o Colégio Santa Maria, em Belo Horizonte (MG), instituiu no início da semana a realização a disputa da Mini Copa do Mundo, através de um torneio de futsal, com participações dos alunos na categoria Sub-9. O torneio foi também uma forma de despertar o interesse pela competição mundial que será iniciada neste dia 20, no Catar.
Os nomes dos times participantes foram escolhidos pelos “jogadores” e, com isso, estiveram presentes na quadra do Colégio Santa Maria, as “seleções” do Brasil, Argentina, França e Espanha, todas escolhidas pelos protagonistas do evento.
A Seleção da Argentina contou com as participações dos alunos/atletas Henrique Giordano, Benício, Vítor, Davi e Gustavo que, em quadra, deram um “show”, tanto que acabaram conquistando o título de campeão da Mini Copa do Mundo.
Na fase de grupos, os resultados foram os seguintes: Argentina 3 x 0 França, Argentina 1 x 0 Brasil e Espanha 2 x 1 Argentina.
Semifinais
Nas semifinais, por força do regulamento elaborado pelos professores de educação física da instituição educacional, em um dos jogos, o cruzamento foi entre as seleções da Argentina e da Espanha, que haviam se enfrentado na fase de grupos. No entanto, havia chegado a hora da tão esperada “revanche”, e o time da Argentina não tremeu, devolvendo o mesmo placar sofrido na fase anterior: 2 x 1, com os gols do time vencedor sendo marcados pelo aluno/atleta Benício. Com isso, a seleção da Argentina garantiu a vaga na tão sonhada e esperada decisão.
Na outra semifinal, a seleção do Brasil derrotou a França pelo placar de 2 x 0 e também garantiu a vaga na decisão do torneio, que, além de ter despertado o interesse dos participantes pela prática esportiva, o evento foi uma verdadeira confraternização entre os pais e familiares dos alunos, que compareceram em grande número para incentivar os seus “ídolos”.
Decisão
Como sempre, em todas as decisões, independente da categoria, são marcadas por momentos de intensas emoções e, de certa forma, um pouco de nervosismo entre os jogadores, que, nesse momento, precisam do colo e dos carinhos dos pais e familiares, para tranquiliza-los, nos minutos que antecedem o “jogão”.
Os primeiros times que entraram em quadra foram da Espanha e França, vencido pelo primeiro, pelo placar de 3 x 0.
Quis o regulamento que a decisão do torneio de futsal alusivo à Copa do Mundo, tanto que recebeu o carinhoso nome de Mini Copa do Mundo, mas contando com todo o gigantismo demonstrado pelos jogadores, que honrosamente defenderam suas seleções, foi também um dos mais tradicionais clássicos do futebol mundial, entre as seleções da Argentina e do Brasil.
Mesmo sendo um jogo disputado entre os alunos, que se transformaram em “jogadores”, e que estão na faixa etária dos sete aos nove anos, a tensão prevaleceu, fato esse que evidencia o grau de competitividade entre os dois selecionados quando os mesmos se encontram.
Além disso, como em todas as decisões, com o maciço apoio dos torcedores que praticamente tomaram todas as dependências da quadra, o jogo foi arduamente disputado, mas, no fim, quem acabou levando a melhor foi a Seleção da Argentina, que venceu pelo placar de 1 x 0, com o gol sendo marcado pelo jogador Vítor.
Após o fim da partida e, consequentemente do torneio de futsal, os participantes receberam as devidas premiações e, é claro, os afagos e carinhos dos pais, que viram através do evento, uma atividade capaz de despertar nas crianças o amor pelo esporte, tudo em clima da mais perfeita harmonia e confraternização, pois, na verdade, a competição não teve vencido e nem vencedores. Todos ganharam, com o fortalecimento da amizade e coleguismo já existente entre os alunos.
No jogo decisivo, a Seleção da Argentina, usou o mesmo time para conquistar o título de campeã: Henrique Giordano, Benício, Davi, Vítor e Gustavo, que, a partir de agora, voltam as atenções para a reta de chegada do fim do ano letivo e, em paralelo, aos jogos da Copa do Mundo no Catar.
Depois, a direção do Colégio Santa Maria, entregou aos vencedores as medalhas alusivas à passagem da competição, na qualidade de Campeão.
Vale destacar que no elenco da Argentina, o aluno/atleta Henrique Giordano já praticou capoeira, pratica natação, modalidade essa que também já ganhou três medalhas e agora, está iniciando na modalidade coletiva. O primeiro passo está sendo no futsal, onde também ganha a sua primeira medalha.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.